Nesta segunda-feira, os dois novos secretários do governo Eduardo Leite (PSDB) tomaram posse: Rodrigo Lorenzoni assume a pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Mauro Luciano Hauschild assume a secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Além das alterações, o Estado também passa a uniu a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) com a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).
Com a integração das duas pastas, quem assume a Seplag e a SGGE é Claudio Gastal, que já estava no comando da SGGE. Ele também coordena o processo de Monitoramento Estratégico, o movimento de governo digital do Executivo e o Descomplica RS, projeto de desburocratização e estímulo ao empreendedorismo no Estado.
Polícia Civil abre inquérito para investigar jogo de futebol em Santa Maria
Quem estava frente à Seplag era a secretária Leany Lemos, que deixou o cargo porque foi indicada para ocupar uma das diretorias do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a partir de julho - como a presidência da instituição é rotativa, é o Rio Grande do Sul o próximo a assumir o cargo. Ela será a primeira mulher a se tornar presidente da instituição.
Leany é uma das principais responsáveis pela atual estratégia de combate ao coronavírus no Estado. Ela foi uma das idealizadoras do modelo de distanciamento controlado e segue, até ser nomeada no BRDE, na coordenação do Comitê de Dados e atuando na assessoria do Gabinete do Governo. De acordo com o governador, o banco será indispensável nas políticas de reestruturação econômica após a pandemia.
Edital do Viva Cultura recebeu 219 inscrições de nove áreas culturais
QUEM SÃO OS NOVOS SECRETÁRIOS
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)
Lorenzoni é o segundo da esquerda para direita
No lugar de Rubens Bender, que a ocupava interinamente a chefia do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entra Rodrigo Lorenzoni. Ele é médico veterinário, pós-graduado em administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA). Em 2018 concorreu a deputado estadual pelo Democratas e ficou como primeiro suplente da coligação DEM-PSL. Além disso, foi diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan e presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Também atuou como secretário de Articulação e Apoio aos Municípios do governo do Estado entre janeiro e março de 2019 e exerceu o mandato de deputado estadual até fevereiro de 2020.
Na gestão de Lorenzoni, o novo secretário preparará a separação das áreas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, bem como intensificar o planejamento das estratégias de promoção de desenvolvimento no Estado.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)
Hauschild está ao centro
Já na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Luciano Hauschild toma o lugar de Catarina Paladini. Ele é formado em Direito e Matemática e mestre em Gestão de Sistemas de Seguridade Social. É procurador federal licenciado (Advocacia-Geral da União). Foi ministro interino da Previdência Social (2012) e presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2011 e 2012. Tem experiência na administração pública federal, tendo atuado como advogado-geral adjunto da União (2009) e chefe de gabinete de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2009 e 2011.